Aos 2 anos, a criança demonstra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona-se mais facilmente com adultos e com outras crianças. E isso certamente facilitará em seu processo de adaptação da criança na escola.
Desenvolvimento físico e motor:
- Abre e fecha portas ( com o trinco somente);
- Sobe e desce da cama sozinha;
- Sobe e desce escadas colocando os dois pés em cada degrau;
- Corre relativamente bem;
- Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
- Rabiscar numa folha grande de papel;
- Encaixa cubos de diferentes dimensões.
Desenvolvimento mental:
- Identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras, com alguma correção;
- Conta até três ( por imitação e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
- Reconhece objetos ou pessoas vistas cerca de dois meses antes:
- Forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário:
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia o emprego do "quem".
Desenvolvimento socioemocional:
- Reconhecer expressões fisionômicas;
- Reconhecer a mãe, o pai e as pessoas mais próximas em fotografias;
- Compreender ordens negativas e proibições;
- Necessita estar sempre ocupada;
- Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;
- É negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar( a convivência com estranhos é útil para o seu desenvolvimento socioemocional).
A mente de uma criança de dois anos é um formidável amaranhado de sonhos, ilusões, encantamentos e medos. São bichos que falam, fadas que constroem, mágicos que inventam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário